[RESENHA] O REVERSO DA MEDALHA, de SIDNEY SHELDON

Ano de Lançamento: 1982
Editora: Abril Cultural
Páginas: 491
Nota: 5/5

(Levemente Spoilerenta) 

O quanto a vingança e o poder podem nortear nossas vidas? Talvez esta foi a questão que me surgiu quando terminei de ler o excelente “O REVERSO DA MEDALHA” de Sidney Sheldon.

O livro conta a história de quatro gerações da família Blackwell. Tudo começou quando o jovem e ambicioso Jamie McGregor viaja da Escócia para África do Sul em busca da tão sonhada riqueza proveniente daquelas terras na forma de diamantes.

Sonhador e disposto, Jamie passa alguns perrengues até chegar lá: fome, sede cansaço, mas, conseguiu superar tudo isso. Quando finalmente conseguiu os tão sonhados diamantes, descobre que foi enganado por um comerciante, Salomon Van Der Merwe. Acaba perdendo todo diamante que conseguiu, sendo espancado e deixado pra morrer. Enquanto se recupera, Jamie só tem algo em mente: vingança. 

Depois de recuperado, ele e seu amigo Banda (um nativo da Africa) conseguem conquistar alguns diamantes (muitos) e enquanto Banda vai desfrutar de sua riqueza, Jamie decide por em prática seu plano de vingança.

Depois de conseguir a vingança conta Van Der Merwe, Jamie constrói um império enorme, porém nem só de flores foi sua vida.

Os livros de Sheldon, via de regra,  tem uma leitura rápida, várias reviravoltas na trama e uma forte descrição dos personagens que faz apegarmo-nos à eles. Já li alguns livros do autor e este, na minha humilde opinião, figura entre os melhores – se não “O” melhor.

Desde que Jamie foi para África, temos cem anos de história, começando no séc. xix indo até o séc, xx, passando por vários países (África do Sul, Estados Unidos, Suíça, França). 

Também vemos fatos históricos sendo tratados de forma sucinta, porém precisa na narrativa. É o caso das duas Grandes Guerras, O crack da Bolsa em 29, o Apartheid...

O livro é dividido em partes onde cada parte leva o nome do sucessor à frente do império Blackwell. Talvez a palavra mais precisa pra descrever os integrantes da família seja manipulação. Salvo algumas exceções, os integrantes da família são ótimos nesta arte. E eles usam desta ferramenta pra colocarem em prática seus anseios de poder. Nem sempre acaba sendo positivo.

Ótima leitura.


EmoticonEmoticon