[RESENHA] CRIANÇA 44, de TOM ROB SMITH

Ano: 2008
Editora: Record
Páginas: 434
Nota: 5/5

'
Criança 44, livro de estreia de Tom Rob Smith. O livro começa mostrando Liev Demidov, agente da MGB russa (espécie de policia secreta soviética), tendo de convencer uma senhora (esposa de um colega da MGB) que a morte de seu filho fora um acidente. As coisas começam a degringolar quando indícios de que, na verdade, o garoto fora assassinado de forma brutal vem à tona. 

Todas as verdades de Demidov são postas a prova e ele acaba se vendo diante das perseguições e terror do "Estado"  que ele sempre acreditou ser a verdade maior.

Pra entender o problema que isso acarreta, é preciso entender um pouco da filosofia política soviética. Naquela época (o livro se passa em 1953), a mão de Stálin estava extremamente brutal. Nada acontecia sem o aval do “grande” ditador. E, tudo o que acontecia, só era possível e verdade caso o governo (ou partido, já que eram a mesma coisa) permitisse. Mesmo coisas visíveis a qualquer um – como fome e miséria – não era admitida pelo governo. Logo, naquele contexto, fome e miséria não eram verdade já que o “partido” afirmava que isso era coisa do capitalismo, não da sociedade perfeita do socialismo.

Outro acontecimento que era coisa do capitalismo, eram os crimes. Na URRS, roubos, assassinatos, estupros, eram coisas que não existiam. Todo mal da sociedade era causado pela desigualdade. Numa sociedade igualitária, isso não existia. Por isso foi tão difícil para Demidov acreditar no que estava vendo. 

Este thriller um pouco diferente. Como todos (ou quase todos) os livros neste estilo, temos suspense, reviravoltas, perguntas, quebra-cabeças a serem montados. Mas, o que sobressai no livro é a maneira como os personagens são explorados. Suas angustias, medos, certezas (será?), são postas de uma forma tão crível que é difícil não criar laços com eles. Desde raiva de alguns e empatia por outros. Cada um tem suas personalidades muito bem exploradas. Mais interessante que as reviravoltas do enredo, é a profundidade apresentada dos personagens.

Não vou falar mais pois pra não estragar a surpresa de quem se aventurar a ler. Mas, aviso-vos que ião se surpreender com o livro. Boa leitura!!!


obs.: o porque do titulo é algo surpreendente. 


EmoticonEmoticon