[RESENHA] PROVA DE FOGO (MAZE RUNNER #2), de JAMES DASHNER

Ano de Lançamento: 2012
Editora: V&R Editoras
Páginas: 364
Nota: 4/5


Depois de escaparem das armadilhas do labirinto, Thomas, Minho, Teresa e os outros clareanos não tem nem tempo de relaxar direito e já são jogados em mais um teste experimental num cenário tão (ou mais) perigoso que o labirinto, o deserto. Se você esperava algumas respostas, você terá, entretanto, outras tantas perguntas serão apresentadas que a trajetória de Thomas e seu bando parecem estar rodando em círculos, sempre voltando para um ponto inicial que levará a outro ponto inicial. Será que o terceiro livro irá responder tudo e dar um fim digino a esta ótima série distópica?

Depois de saírem do Labirinto e serem levados para um local seguro, os clareanos podem descansar, se alimentarem e relaxar um pouco. Bem pouco na verdade. Teresa é raptada e no lugar dela um garoto é introduzido, Áris. Este passou pelos mesmos teste e experimentos que os clareanos só que no caso dele, as coisas foram invertidas: ele era o único menino e cercado de várias meninas. 

Logo tatuagens aprecem nos pescoços dos clareanos com uma mensagem para cada um. e Antes mesmo de Thomas se recuperar do sumiço de Teresa, já recebe um péssima notícia: os clareanos terão de percorrer o um deserto, passando por todos os perigos que este lhe oferece e pra chegar ao chamado refúgio seguro. Quem não ir, morre. Não bastando isso, os clareanos descobrem algo pavoroso: todos já estão infectados pelo Fulgor.

A exemplo do primeiro livro, Prova de Fogo é um livro com muita ação e mistério. As situações em que Thomas e seu grupo são jogados demonstra o quanto o pessoal da CRUEL está disposto a sacrificar cada um para conseguir a cura para o Fulgor.

As ideias de Thomas ficam mais claras, quer dizer, em partes. Apesar do autor se aprofundar bastante na mente do clareano, fica evidente o quão confuso é o personagem em relação a muitas coisas, principalmente em relação a CRUEL e, posteriormente Teresa.

Por falar em Teresa, esta foi uma personagem muito intrigante neste livro. Apesar de ficado fora a maior parte da narrativa, suas atitudes deixam um quê de dúvida sobre suas verdadeiras intenções.

Outro personagem que também foi relegado a um segundo plano foi Newt. Um dos Clareanos mais carismáticos do primeiro livro, acaba sendo relegado a uma condição de coadjuvante.    

Também vemos a apresentação da personagem Brenda. Meio misteriosa, é difícil dizer quais são suas verdadeiras intenções com relação a Thomas e seu grupo. Só fiquei com um pouco de receio de que Brenda, Thomas e Teresa não sejam o centro das atenções do próximo livro formando uma espécie de trio amoroso.

Gostei bastante deste livro. A escrita de Dashner é fluída e prende bastante atenção. Outros personagens são inseridos na narrativa o que a torna mais rica e misteriosa. Porém fica a expectativa de se no próximo livro toadas as questões serão respondidas trazendo um final digno a saga. 

Boa leitura!!!   



EmoticonEmoticon