A SIMPLES MUDANÇA NO CALENDÁRIO


A mudança no calendário como um fator mágico que pode nos  tornar seres melhores do somos e, acima de tudo, mais gentis.


2015 passou. Não sei se é só comigo, mas é impressionante como uma mudança no calendário faz uma profusão de sentimentos virem à tona. É algo quase inexplicável: continuamos os mesmos, nos mesmos empregos, mesmos amigos, mesma casa, enfim, mesma vida (salvo algumas exceções). Ainda assim, parece que uma nova aurora brilha no horizonte iluminando nossa mente e coração fazendo com que idéias, planos e objetivos que não foram alcançados no ano que se passou serão facilmente alcançados. Tudo isso com uma simples mudança no calendário.

Olho em retrospecto e é impossível não sentir saudade do ano que ficou pra trás. Foram muitas alegrias, emoções, uma gama de sentimentos bons que recebi e devolvi para os outros. A alegria e o amor que pude presenciar me fazem acreditar que o ser humano pode ser melhor do que realmente é. Mas, também, coisas ruins aconteceram. Não preciso nem citar o cenário político nacional ou as guerras, os refugiados na Europa. Digo, coisas ao meu redor, coisas que eu poderia ter feito pra ajudar alguém e, por conseguinte, ajudar-me. Às vezes, uma palavra ou apenas escutar já seria suficiente. Entretanto, tem horas que só vemos o caminho correto quando já passamos por ele e só vemos sua poeira pelo retrovisor.

São esses os pontos que tomam minha atenção com essa simples mudança no calendário: coisas que poderíamos ter feito e não fizemos. O leque de desculpas que inventamos é bem amplo. Na maioria das vezes é sempre porque não queríamos, não achávamos importante ou, pior ainda, preguiça de fazer a coisa certa. E quando digo certo, me refiro a ser legal. Ser gentil. Mais gentil do que o normal.

Quando penso que a simples mudança no calendário funciona como uma mágica trazendo a esperança de que faremos coisas boas nesse ano que iniciou, torço que, ao menos no que me tange, que sejamos mais gentis com os outros. Extrapolar os limites da nossa gentileza esperando encontrar na felicidade do outro, a nossa também. Todo vez que penso (e escrevo) sobre pessoas, tenho certeza que todas as coisas que almejamos e desejamos para nós serão mais satisfatoriamente alcançadas se, no caminho colocarmos como meta sermos melhores. Não um professor melhor, um motorista melhor ou qualquer outra coisa melhor mas, simplesmente, uma pessoa melhor.

Torço que essa mudança de calendário nos traga muita paz e muita luz; muita saúde; que nos tornemos mais gentis; e que o amor que habita dentro de nós possa ser propagado por todos os cantos. Com certeza, um dia, este mesmo amor, retornará.  


EmoticonEmoticon