[CRÍTICA] filme, CONTA COMIGO

Nessa obra prima - baseada em um conto de Stephen King - vemos como as amizades da infância irão seguir conosco pelo resto de nossos dias. 



Dizer que Stephen King é o  mestre do terror é algo comum. A mente que criou ícones do gênero como It, O Cemitério e O Iluminado consegue conceber histórias que assustam muitos marmanjos por aí. Mas, às vezes, o medo presente nas obras do autor não é algo tão implícito. No filme Conta Comigo, baseado no conto Outono da Inocência: O Corpo – presente na coletânea As Quatro Estações, King nos mostra uma jornada de aprendizagem, amizade e, de forma sutil o medo da perca da inocência.

Vale ressaltar que a história tem um cunho biográfico forte. King, quando tinha doze anos, passeava por áreas de reservas florestais do estado americano do Maine quando encontrou o corpo de um rapaz que havia desaparecido há algum tempo. A exemplo de um dos personagens do conto, também perdera um irmão num acidente e tornou-se escritor na vida adulta.  King pegou suas lembranças, mesclou com sua mente prodigiosa e nos entregou esta obra prima. Mas, deixemos King de lado e concentremo-nos no filme.

Conta Comigo (Stand by Me – 1986) dirigido por Rob Reiner, conta a história de quatro amigos na casa dos doze anos que curtem os últimos dias de férias de verão. Um dia descobrem onde se encontra o corpo de um rapaz que estava desaparecido e resolvem irem até lá, descobrirem o corpo, se tornarem heróis e  famosos pelo feito. Mas no decorrer de uma hora e vinte cinco do filme, percebemos que dentre outras coisas, a jornada dos garotos e marcada por aprendizagem e crescimento, e um sentimento de que a amizade, principalmente as da juventude, são uma das maiores riquezas que alguém pode ter.

Os quatro garotos,  Gordie (Wil Wheaton), Chris (River Phoenix), Teddy (Corey Feldman) e Vern (Jerry O’Connell)  saem em sua empreitada, e a principio, são apenas garotos em busca de aventura. É impossível não sentir um “Q” de nostalgia com relação a nossa própria infância. Se, quando jovens, não empreendemos uma aventura que lembre a deles, ao menos gostaríamos de ter vivido algo do gênero. A relação forte de amizade – muito bem dirigida pelo diretor e salientada pelas ótimas interpretações – é o ponto forte do filme. Mas, apesar disso, os dramas e medos dos nossos aventureiros, podem dizer também algo sobre nós.

Enquanto nossos aventureiros vão seguindo sua jornada, embalados ao som de Stand by me, numa trilha sonora espetacular, vemos como a postura de seres jovens sem preocupações vai sendo desmoronada a medida que cada um vai mostrando seus medos e aflições desde Gordie (que vive a sombra da morte do irmão mais velho), cujo a família parece ignorar a existência a Teddy, que vê nas loucuras do pai, o ponto fraco de sua personalidade espalhafatosa. Mas é em Chris que o cotidiano e os medos surgem de forma mais simples por isso mais verossímil: o medo de não conseguir ser alguém, o medo de crescer e saber que nada do que os sonhos infantis projetavam realizou-se. 

Dessa forma, sobre a perspectiva dos garotos, questionamos nossa própria existência. Tudo isso, dito pelos personagens ou apresentado de forma cirúrgica pelo roteiro (assinado pelo próprio King), realça que são apenas crianças que tem aquela coragem por vezes insolente e irresponsável, mas que também possuem seus temores.  

Ao término do filme, o "corpo" que eles tanto queriam ver, passa a não ser algo tão importante assim. A amizade entre eles e posteriormente, a ausência de contado durante a vida adulta, trás à tona lembranças de nossas amizades que pareciam que nunca seriam inseparáveis e hoje, nem sabemos se ainda estão vivos  - como diz um dos personagens, "amigos são iguais garçons  em restaurantes. Sempre passam, porém, alguns demoram mais que outros". Mas que apesar disso, ou talvez por isso, sabemos que foram as melhores amizades, afinal, uma frase no fim do filme resume isso: "Nunca consegui encontrar amigos como os que eu tinha com doze anos. Mas, droga, quem consegue?





FICHA COMPLETA


Título original: Stand By Me
Lançamento: 04/12/1984
Direção: Rob Reiner
Elenco: River Phoenix, Corey Feldman, Jerry O'Connell, Will Weathon, Richard Deyfrus, John Cusack, Kiefer Sutherland.
Genêro: aventura/drama 
País: EUA. 
Orçamento: 8 milhões
Faturou: 52 milhões


EmoticonEmoticon