[RESENHA] CORAÇÃO SATÂNICO, de WILLIAM HJORTSBERG

Ano de lançamento: 1978
Editora: Best Seller
Páginas: 244
Nota: 5/5



"-(...) Johnny carregava um crânio na mala.

- Um crânio humano?

- Sim, foi de um ser humano, se é o que quer saber.

- Segundo Johnny, de um homem que matara

dez pessoas, por isso lhe trazia poder."


Coração Satânico é um dos melhores romances policias que já tive o prazer de ler. Uma trama bem construída e amarrada onde o sobrenatural está presente. Os toques místicos na obra vem aparecendo no decorrer da narrativa e vão aumentando conforme as páginas vão chegando ao fim culminando num final surpreendente. Recheado de referencias ao mundo do Jazz, é um livro que, escrito na década de 70, trás reflexões sobre nossos tempos.

A história começa com um detetive particular, Henry Angel sendo contratado por um homem misterioso, Louis Cyphre, para encontrar o paradeiro de um músico que muitos já haviam dado como morto, Johnny Favorite. Durante suas buscas, Angel descobre que há muita coisa sobre Favorite que poucos pessoas sabiam: envolvimento com Vodu e Magia Negra.

Narrado em primeira pessoa, o livro tem uma narrativa fluída e agradável. O personagem central, Angel, é um cara inteligente e sarcástico. Diferente de outros detetives na literatura, não há nenhuma história trágica no passado, somente o presente. O passado do personagem só é explorado no final do livro.

O componente sobrenatural da narrativa é muito bem construído. Com direito a descrições de rituais de Vodu e da Missa Negra (que meus parcos conhecimentos acreditam terem sido muito bem feitos) bem detalhados. As incursões sobre magia dão um toque maior ao suspense. Com citações a idéias de magos famosos da contemporaneidade como Aleister Crowley, o autor fez muito bem seu dever de casa.

Há uma adaptação cinematográfica homônima, estrelado por Robert de Niro em uma das melhores caracterizações de Lúcifer nas telonas.

Com um mistério que já fisga o leitor desde a primeiras páginas e um final apoteótico, Coração Satânico faz jus a muitos que o colocam como um dos melhores livros de terror/suspense policial já feitos. É impossível não se perder nas páginas do livro devorando linhas e mais linhas tentando, junto com Angel, desvendar o mistério por trás de Favorite e seu sumiço. O autor vai jogando pistas que te conduzem por um caminho entretanto, muitas dessas pistas dão em lugar nenhum. Quanto mais Angel vai fazendo descobertas, mais longe ele fica e saber o que aconteceu com Favorite. 

Um livro muito bom pra que gosta de ler sobre o sobrenatural mas não quer perder noites de sono por conta do medo.



Boa leitura.


EmoticonEmoticon