Memórias e Lapsos

Tem horas que é preciso se reinventar, e só deixando um pouco do nosso eu antigo pra trás, é que se torna possível agregar coisas novas.



Faz tempo que penso em destruir um guarda roupa velho que tenho, pra construir uma estante. Todo dia olho, penso em fazer mas daí imagino: isso aí deve dar um puta trabalho. É melhor deixar para amanhã. No “amanhã” é sempre a mesma coisa: deixar pra amanhã.

Hoje acordei decidido: "se não fizer isto hoje, não farei isso nunca". Tirei as roupas e tudo que tinha dentro – me abismei com a quantidade de porcarias que havia ali dentro. Coisas que nunca iria usar mas que por algum motivo maluco resolvi guardar.  Joguei todas essas coisas fora e comecei a desmontar.

Depois, iniciei a construção da estante. Enquanto fazia a estante lembrei-me de quantas vezes temos coisas pra fazer e deixamos pra "amanhã": falar algo importante pra alguém; deixar algum sentimento que só nos faz sofrer para trás e dar lugar pra algo que nos faça feliz; dizer pr'aquela pessoa o quanto a achamos especial...; mas sempre fica pra amanhã. É muito trabalhoso mudar. Achamos mais fácil arrumar uma justificativa pra manter algo (um sentimento, por exemplo) que só nos traz infelicidade do que arregaçar as mangas, sair da apatia e provar, para nós mesmos, que podemos fazer e ser diferentes. Nos tornamos uma espécie de engenheiros das coisas superadas. Com medo de um futuro incerto preferimos nos acomodar com uma vidinha medíocre e deixamos de buscar algo que venha a nos completar, que venha nos trazer a alegria de viver.

Confesso que a estante não ficou tão boa, mas sei que a estante que criei hoje, é muito melhor e importante do que o guarda roupa velho que eu tinha. E assim é á vida: deixamos passar várias oportunidades que se escancaram na nossa frente nos apontando a direção pra algo novo, mas optamos por seguir um roteiro que não sabemos quem inventou.

Tem horas, que o melhor a fazer é jogar o roteiro antigo fora, pegar uma folha em branco e traçar as linhas do nosso próprio caminho. Mesmo que no final, não saia como imaginávamos. 

Paz e luz.


EmoticonEmoticon