[CRÍTICA] filme, Snowden



DIREÇÃO: Oliver Stone
LANÇAMENTO: 10/11/2016
ANÁLISE FAST FOOD: Para quem já assistiu “JFK, A Pergunta Que Não Quer Calar”, sabe que Oliver Stone não costuma deixar espaço para dúvidas em seus filmes. O diretor escolhe uma linha e segue nesta fazendo quase que uma propaganda do tema. Por mais que a linha defendida pelo diretor possa ser questionada, não há como negar que ele entrega um trabalho eficiente.

Em Snowden não é diferente. 

Baseado na revelação do mega escândalo de espionagem do governo americano por Edward Snowden, (ex agente da CIA, hoje refugiado na Rússia) o filme segue a premissa de que a liberdade individual das pessoas sempre há de ser mais importante. Com uma cinematografia acurada e um roteiro redondo, o filme ganha força em seu discurso, principalmente, com a ótima interpretação de Joseph Gordon-Levitt, que faz um trabalho primoroso seguindo sua trilha em entregar boas apresentações.

Os pontos mais fracos do filme são o clima de tensão ameno – algo que esperaríamos ser mais presente dado o tema e o diretor em questão – e algumas participações descartáveis como a de Nicolas Cage (subaproveitado) e Shailene Woodley. No caso da segunda, a interpretação até foi regular, o que deixou a desejar foi a forma que inseriram sua participação no roteiro. Fazendo o papel de Lindsay Mills (namorada de Snowden), o romance entre eles serviu apenas para entregar um romance pastel sem muita química entre ambos.


Snownden é um filme bom e que entrega o que promete. Vale à pena ser visto, principalmente como um alerta a vigilância virtual que sofremos e até que ponto isso pode ser justificável.


EmoticonEmoticon