INDICAÇÕES DA SEMANA... #2



Hoje nas indicações da semana temos um rol bem variado de filmes: uma dramédia adolescente; uma animação da DC; um filme sobre o mercado de investimentos o jornalismo e o compromisso com a verdade; e um documentário sobre um serial killer soviético. 


QUASE 18

Nadine (Hailee Steinfeld), é uma adolescente que apesar de sua personalidade irritante, consegue cativar o espectador. Sua vida torna-se deveras solitária quando sua melhor e única amiga começa a sair com seu irmão. O filme é bem interessante. Apesar de muitos momentos clichês (o adolescente que não se encaixa em lugar nenhum e é revoltado com o universo, a busca por um amor em outros lugares quando está ao alcance das mãos...), a diretora Kelly Fremon  Craig entrega um trabalho engraçado que consegue dialogar com o público jovem (presente!) sem ter de vergar para os besteiróis americanos. E ainda temos uma interpretação hilária de Woody Harrelson na pele de um professor nada convencional.

JOGO DO DINHEIRO

Atitudes inescrupulosas de investidores do mercado de ações já serviram como enredo para muitas produções Hollywoodianas. Em Jogo Por Dinheiro, segundo longa de Jodie Foster como diretora, ele serve apenas como pano de fundo para um assunto tão ou mais relevante: jornalismo e o compromisso com a buscar da verdade.  

Lee Gates (George Clooney) apresenta o programa “Money Monster”, um programa de dicas do mercado financeiro onde o apresentador, entre uma dica e outra, faz performances megalomaníacas dignas de popstars. Um dia, Kyle Budwell (Jack O’Connell), após ter seguido dicas do apresentar e perder 40 mil dólares, invade o programa, faz Gates refém e exige explicações para saber o porque desta perca. Apesar de se tratar do mercado de ações, o filme é sobre jornalismo.

Há sempre aquela dúvida sobre o quanto os programas informativos são verdadeiros. Fica sempre uma pulga atrás da orelha:  a notícia é realmente verdadeira ou só existe busca por mais audiência? No filme, o debate é levado ao extremo. Guiado pela produtora Patty Fenn (Julia Roberts), Gates torna o sequestro que está sendo transmitindo ao vivo em um show na busca de saber realmente o que ocorreu com o dinheiro de Kyle e tantos outros acionistas.

Com ótimas interpretações, um clima tenso e um sentido de urgência, o longa consegue prender atenção e te faz refletir sobre o jornalismo e a moral – ou falta de moral – por trás das telas. 

JOVENS TITANS: o contrato de Judas

Aaaa, DC!!! Toda vez – ou quase sempre – que vejo uma animação da DC Comics, me pergunto porque não repetem a mesma qualidade em seus filmes. Sim, ok, não seria tão simples assim. Um longa, segundo os “intendidos” é algo muito menos complexo do que uma animação, entretanto, os roteiristas dos filmes deveriam consultar os roteiristas das animações. Mas, enfim...

O Contrato de Judas, mostra os Jovens Titans comandados pela Estelar  que se vê insegura no posto. Robin, BezouroAxul, Ravena, Mutano e Terra, vivem de combater o crime e os embates da vida de adolescente. Até que surge um super vilão e uma traição pra abalar as estruturas da equipe.

O roteiro simples é muito eficiente. Os diretores se preocupam em estabelecer uma interação entre os personagens. Grande parte da animação foca na vivência dos jovens além de sua vida como heróis: suas dificuldades, alegrias medos. Isso implica em um sentimento empático por parte dos espectadores que quando há o momento do confronto com o traidor (Judas), é impossível passar incólume a isso. 

Seria muito bom  ver este mesmo talento nos filmes de Batman e Cia.

ANDREI CHIKATILO, O AÇOUGUEIRO DE ROSTOV

Agora vamos falar sobre um documentário que foi ao ar pelo canal  Byograph Channel. Apresento-vos o Açougueiro de Rastov. Durante 12 anos (de 1978 a1990) a região de Rostov foi assombrada pelo assassino em série Andrei Romanovich Chikatilo que tinha como características esquartejar e eventualmente consumir parte dos cadáveres de suas vítimas. Ao todo, Chikatilo assumiu a responsabilidade na morte de 53 pessoas.

Assassinos em série é um tema que, a despeito dos horrores, nos fascinam. A ideia de um sociopata que pode nesse momento ser alguém muito próximo a nós e nem notarmos é algo que nos faz refletir. E, mesmo sabendo que serial killer pode ser qualquer, é impressionante o quanto saber quem é pode nos chocar.

A trajetória de Chikatilo é daquelas biografias dignas de filmes. Infância difícil - seus pais e irmãos maiores passaram pelo Holocausto Ucraniano (Holomodor) e com problemas sexuais, Andrei foi alguém dividido entre família, estudos, fidelidade ao partido e matar. Este último sendo muito bem sucedido em partes graças a polícia russa.

Devido a ideologia soviética, uma pessoa normal não poderia cometer tais crimes – isso era coisa do ocidente capitalista – sendo assim, não poderia uma pessoa só realizar estes crimes. Os crimes eram feitos por várias pessoas que não tinham ligação entre si, ou seja, com base em sua ideologia estúpida, o governo soviético possibilitou uma "carreira" muito extensa a ChiKatilo.

Andrei Chikatilo, O Açougueiro de Rostov, além de descrever de forma bem informativa a vida do serial killer, o documentário também é um retrato de URSS atrasada, com uma ideologia cega 

****************

Bom, é isso aí pessoal. Espero que apreciem as indicações. Até a próxima...


EmoticonEmoticon