[RESENHA- Mangá] O Enigma da Falha de Amigara, de Junji Ito


Ano de Lançamento: 2002
Páginas: 33
Desenho (Art.): Junji Ito
Nota: 5/5



"Eu me senti do mesmo jeito,

depois que vi na tv.

Finalmente encontrei o meu

É um fenômeno inacreditável.

Nos trouxe até aqui pela mesma razão" 


Recentemente li um artigo, acho que na revista Mundo Estranho, que classificava este Mangá como o mais assustador já feito. Claro, como bom amante de histórias que te tiram o sono, fui em busca de conferir. Apesar de não ter me assustado, a história é muito boa, bizarra e bem criativa. Mostra mais uma vez que Junji Ito faz jus a alcunha que lhe atribuem de ser o H.P. Lovecraft dos mangá. É uma leitura que vale a pena.

Visto da ótica da biografia de Ito, afirmar que esta é a história mais assustadora, é esquecer que este autor já concebeu obras icônicas como Uzumaki ou Gyo - inclusive "Amigara Danso no Kai", título original da obra, é uma espécie de bônus que vem no mangá Gyo. Mas isso, me nada reduz ou ofusca o qualidade da obra.

O mangá conta a história de Owaki, um rapaz que vai até as montanhas de Amigara pra ver intrigantes falhas geológicas em formatos humanos que surgiram na montanha. Estando lá - junto de muitos outros que também foram conferir, Owaki descobre que há algo estranho por lá. E as coisas ficam realmente tensas quando pessoas começam a sumir.

Uma leitura rápida e dinâmica. Os desenhos das falhas servem pra trazer um sentimento de incômodo quase claustrofóbico. Apesar de curta, o autor consegue imprimir todo um clima tenso na história que te acompanha por toda a narrativa. A arte de Ito, é ricamente simples e precisa. Não há quadros desnecessários. Todos cumprem seu papel na narrativa. 

Infelizmente, não foi comercializado no Brasil, apesar de ser possível encontrar facilmente pra ler online. 

Apesar de não ser tão sombrio quanto o anunciado, O Enigma da Falha de Amigara (em tradução livre), consegue impressionar pela ideia e a forma que é conduzido. Sem contar num final que é surpreendente.

Boa leitura.


EmoticonEmoticon