Balanço do mês de janeiro


Normalmente no mês de janeiro costumo ler mais que no restante dos outros meses. Sei lá, talvez aquela ideia de recomeçar tudo após os fogos de virada de ano me contagie e me instigue um afã de fazer tudo o que sempre quis, mas que por algum motivo pífio não havia feito. E isso inclui ler todos os livros do universo. Claro, a medida que vou virando as páginas do calendário, esse ímpeto vai arrefecendo e meus projetos de vida vão indo junto – será só comigo isto? – e cada vez mais vou deixando tudo de lado por novos e novos projetos que vem surgindo ao longo dos dias.

Entretanto, confesso que este janeiro de 2017 não fui muito promissor em minhas leituras – queira Ganesha que fique só no campo da literatura. Li apenas cinco livros. Se vale como defesa ou, como fator atenuante, não havia me proposto muitas leituras este ano. Minha programação era ficar algo em torno de vinte cinco trinta livros, sendo assim, até que li bastante.

O primeiro foi o fantástico “Drácula”, de Bram Stocker (resenha AQUI ). Um livro que faz jus ao ser nomeado como um dos clássicos dos gênero pois, popularizou toda uma mitologia sobre vampiros. Depois fomos para um dos autores mais proeminentes e importantes dentro da ficção cientifica, Philip K. Dick, com o livro que deu origem ao filme Blade Runner, um dos melhores filmes do gênero:  Androides sonham com ovelhas elétricas?(resenha AQUI ).

Os outros três livros que li, e que por conta da minha velha amiga protelação ainda não resenhei foram Missoula, de Jon Krakauer que aborda de forma muito intensa e reflexiva a questão do estupro em universidades americanas e como as pessoas enxergam isso; O Rei de Amarelo, de Jack Chambers, um livro de contos que foi redescoberto esses dias por conta do seriado True Detective; e por último, um dos livros que mais nós deu na minha cabeça me impelindo a pensar e me concentrar naquilo que euestava lendo, A história da sua vida e outros contos, de Ted Chiang. O autor ficou famoso por conta da adaptação de um dos seus contos para o cinema, a Chegada (resenha do conto AQUI ), mas ouso dizer que este, apesar de ótimo, talvez nem seja seu melhor conto.

Enfim, essas foram minhas leituras. Provavelmente o ritmo caia por dois fatores: primeiro pelo  motivo queexpliquei ao inicio do texto e segundo, por em breve começo a ler alguns calhamaços então, esperem menos livros para os próximos dias, rs.


Falous. 


EmoticonEmoticon