[RESENHA] Mistérios Sombrios do Vaticano, de H. Paul Jeffers

Em sua tentativa de desnudar toda uma história de escândalos e segredos do Vaticano, o autor acaba entregando verdades há muito conhecidas e exagera na quantidade de informações que carecem de fonte.



Nota: ★★


Não é nenhum assombro que uma organização que conta com mais de século de existência carregue dentro de seu amago alguns segredos. Sendo esta organização de cunho religioso, as coisas ficam mais agudas ainda. No livro “Os Mistérios Sombrios do Vaticano”, o autor H. Paul Jeffers, jornalista e autor de vários livros com esta mesma temática, tenta esmiuçar muitos dos segredos e histórias apócrifas da Santa Sé. Indo desde Pedro, que seria o primeiro papa, até Bento XVI. Apesar de entregar um livro relativamente interessante, a maioria dos relatos aqui apresentados não são tão secretos assim e o autor peca muito em não citar fontes.

Toda vez que surge um rumor de segredo envolvendo o Vaticano, meio que por osmose nos interessamos e ficamos ansiosos por saber qual será peripécia que os discípulos de Pedro querem esconder. Isso ficou mais acentuado depois do estrondoso sucesso do livro O Código Da Vinci e os supostos segredos que o livro revelou. Apesar de não conter informações muito confiáveis, Dan Brown conseguiu atiçar a curiosidade das pessoas. E, quando nos deparamos com um livro que promete revelar muitos segredos do Vaticano logo nos interessamos.

Em suas 276 páginas, o livro abrange uma quantidade ampla de assuntos pouco ou mal explicados que o Vaticano estaria envolvido. Templários, o envolvimento com a Máfia Italiana, corrupção no Banco do Vaticano, a vida sexual agitada de muitos pontífices, enfim, quase tudo que já deixou os fiéis com sua fé abalado ou, que os levou a enxergar, ao menos por um momento o catolicismo com outros olhos, foi tema do livro que tinha tudo pra ser um manuscrito relevante. Tinha!

Apesar de ter escrito outros tantos livros, ser jornalista e saber a importância de uma fonte, o autor não faz muita questão de usá-las. Talvez um terço ou mais do livro são citações de pessoas que não fazemos a menor ideia de quem são. Há muita informação que teria uma relevância cabal se fosse divulgado o autor da mesma. Mas, infelizmente o autor esquece de referenciar.

Mesmo com este contratempo, o livro é bem interessante. A escrita do autor é fluída o que não cansa permitindo chegar rapidamente ao fim. Longe de ser uma referência sobre o tema, o livro ao menos serve para nortear alguém que queira entrar mais profundamente nesta gama de mistérios chamado Vaticano. Leia, mas não tome tudo como verdade, a menos que você não tenha problemas com informações que não possam ser verificadas.

Boa leitura. 


Mistérios Sombrios do Vaticano (Dark Mysteries of the Vatican, 2010)
Páginas: 276
Autor: H. Paul Jeffers
Editora: Jardim dos Livros
Comprar:  AMAZON


EmoticonEmoticon