[RESENHA] O Escaravelho do Diabo, de LÚCIA MACHADO DE ALMEIDA

Ano de lançamento: 1953
Editora: ÁTICA
Páginas: 128
Nota: 5/5



"não venha me dizer que se um homem caridoso

viesse a ser assassinado, Deus teria permitido isso

a fim de beneficiar a alma de fulano e sicrano...

Era o que faltava"
(página 54)



Não sei como funciona para a maioria dos leitores, mas comigo, só fui pegar gosto pela leitura quando já tinha meus 17 anos. Me era muito caro digerir aquelas leituras recomendadas pelos professores. Um dia, eis que sou afortunado por esse livro que abriu horizontes inimagináveis pra mim fazendo que esta história, de um serial killer de ruivos, me tornasse um amante dos livros. E, agora, compartilho com vocês, treze anos depois da primeira leitura, minhas impressões sobre esta grande obra. 


O livro se desenvolve na busca de Alberto por encontrar um serial Killer  que mata ruivos. Alberto entrou nessa busca de encontrar o assassino porque a primeira vitima dele fora seu irmão. E, desde as primeiras mortes, ele tinha plena convicção que a cor do cabelo das vitimas e o fato de receberem um escaravelho estava totalmente relacionado, fato este que a policia demorou a crer como fato.
O livro segue um ritmo bem dinâmico. Por se tratar de um livro infanto-juvenil, algumas coisas acontecem de forma rápida sem muitas explicações mas isso em nada desmerece a obra. Um fator que torna a narrativa interessante para os leitores mais jovens, é o fato de existir um espécie de triângulo amoroso. Muitas narrativas atuais baseiam muito de sua força ante o público mais jovem, sobretudo o feminino, nisso. O que não é o caso do Escaravelho do Diabo que usa isso mais como um tempero a mais em um enredo muito bem elaborado.
Não preciso nem mencionar o quanto este livro é importante pra mim. Foi o primeiro livro que li de forma voluntária (leia mais sobre isso Aqui ). Desde então, minha paixão por livro só aumentou. Viajar por mentes, lugares e situações ao virar cada página é algo fascinante e que vem sendo motivo de muitas alegrias pra mim e tudo começou com este livro.
Apesar de ser um livro antigo, é uma leitura válida pra passar o tempo, bancar o detetive e saber quem é o assassino. Também serve se, assim como eu, você já leu este livro no passado e deseja trazer um pouco da nostalgia à tona.           
Boa leitura. 


EmoticonEmoticon